Extraordinário - R. J. Palacio

13:56


Título: Extraordinário
Título original:  Wonder
Autor: R. J. Palacio
Páginas: 318
Editora: Intrínseca


SinopseAugust Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.



Estava ansiosa pra ler este livro, depois de ler várias resenhas e comentários sobre. Mas ele me surpreendeu bem mais do que eu esperava. Auggie é encantador, sua forma de ser como é apaixona a todos. Vive em função de mostrar ao mundo que mesmo diferente é um garoto normal. Com a ajuda de seus pais (acima de tudo, protetores e amigos) ele caminha para uma "vida comum" de um garoto de mesma idade, começando pela vida escolar - até então sua mãe lhe dava aulas.  

Em momento algum a deficiência dele é descrita com precisão. Um personagem ou outro (as vezes, até ele mesmo) citam alguma característica, mas não é possível saber perfeitamente como é o rosto de Auggie.


Passando por vários altos e baixos, Auggie vai conquistando a amizade de uns e a indiferença de outros, mas sempre contando com o apoio de quem realmente era importante pra ele. O desfecho da história não poderia ser melhor. Recomendo a leitura a todos.

Uma coisa que achei legal é que a capa dos capítulos vem com um desenho de quem o narra e um fragmento de texto/música, todos muito lindos e inspiradores. Como o livro é dividido em vários narradores, vemos diferentes perspectivas da história: quem sofre, quem ajuda, quem não sabe lidar com a situação...




O livro nos mostra também como as crianças, ainda que sem maldade, podem ser más umas com as outras, o principal motivo do receio de Auggie viver sua "vida normal". Eu realmente apaixonei pelo livro, acho até que deveria ser leitura obrigatória nas escolas, por mostrar como é importante saber respeitar a todos ainda que diferentes, porque não vai ser um rosto "perfeito" que fará alguém melhor que outra pessoa que não o tenha.

Você encontra o livro aqui.  Eaí, curtiram a resenha? A próxima será do livro A culpa é das estrelas, do John Green. "Okay"? Beijo, beijo. 

Talvez você goste de:

0 comentários

Blog on Pinterest