Fazer Cosplay é uma arte. A arte de representar um personagem que pode ser de uma revista em quadrinhos, de uma série, de videogames ou até de filmes. Você pode escolher o que você quiser, mas, claro que normalmente se escolhe um personagem que você se identifique ou te inspire. Você não é obrigado a se parecer com ele/a, porque as adaptações fazem parte da brincadeira. Na hora de se divertir, vale tudo, inclusive, mulher vestida de personagem masculino e vice-versa.
O primeiro cosplay sempre é mais complicado, mas todos os outros vão ser pura diversão, até mesmo por ser um novo desafio a cada novo personagem que você inventa de se fantasiar. O primeiro passo é pesquisar sobre o personagem, depois usar a criatividade e planejar todos os passos seguintes, ou seja, tudo o que você precisa criar, aprender e comprar para se transformar nele. Vamos te dar uma série de dicas, mas não esqueça que você tem a Internet e um mar de tutoriais por aí para se inspirar. E não precisa gastar muito, a graça está em inventar.

Investigue sobre o personagem

São muitas possibilidades de personagens para os cosplayers maníacos. A ficção científica constuma ser um prato cheio. A saga Star Wars ou a lendária série Jornada nas Estrelas, por exemplo, seus personagens são um dos favoritos dos apaixonados por cosplay. Vai da fantasia de cada um, versões novas ou antigas de filmes, séries ou animes. Mas como fazer para começar? Justamente isso que acabamos de dizer, vá assistir, ler e investigar sobre o personagem que você escolheu. Observe cada detalhe da roupa, da maquiagem, suas expressões, suas posturas, modo de andar, falar, olhar, para que você incorpore e se transforme à altura. É uma questão de conhecer a fundo aquele personagem que te motiva, pesquisar e reunir o máximo de informações possível.

Não tenha medo da maquiagem

A maquiagem do cosplay pode parecer a parte mais assustadora. Mas, calma que tudo pode ser controlado e divertido. Fazer uma cosplay makeup pode ser mais fácil do que você imagina. Isso só depende da sua capacidade de planejar e praticar. Claro que depende também de um pouco de habilidade, mas, se for preciso, peça ajuda. A primeira coisa é buscar bons tutoriais de maquiagem e se for exatamente do personagem que você escolheu, melhor ainda. E treine, faça antes do seu grande dia de estreia, repita e aprimore, tire fotos e analise, compare, para ver o que pode ser melhorado. Nesse guia de maquiagem cosplay para iniciantes você encontra dicas sensacionais. E lembre que normalmente você vai precisar mais do que os materiais de uma maquiagem básica, mas também de uma maquiagem artística.

Materiais para fazer um cosplay


Você pode usar diferentes tipos de materiais para fazer seu Cosplay. Se você está começando neste mundo, é possível que você trema na base na hora de pensar em fazer seu primeiro cosplay, é muito normal de acontecer. Mas tudo bem, não se assuste, para muito gente a graça do cosplay é também o processo. E ele pode ser bem divertido! Materiais básicos, o que é preciso:
Colas – e aí podem variar, cola branca, bastão de silicone, cola de contato, cola de tecido vai depender do tipo de material que você vai usar.
Papel – para moldes, pode ser o papel A4, mas é uma boa opção pensar em papéis mais rígidos como cartão ou papelão.
Tesoura e estilete – é preciso dizer para que?
Borracha ou EVA – a borracha é mais cara e nem sempre é necessário gastar esse dinheiro, você pode optar pelo EVA que já funciona bem.
Tecidos – para decidir, imprima uma foto do seu personagem e leve na loja de tecidos, você não vai ficar na mão, os vendedores vão te dar a melhor recomendação de tecidos.
Velcro – para unir uma peça a outra da sua roupa.
Madeira, alumínio, PVC, isopor– geralmente para fazer os acessórios ou partes específicas da roupa.
Tinta – saiba em que tipo de material você vai aplicar para poder escolher a tinta correta.

Use acessórios

Os acessórios cosplay são fundamentais para dar aquele toque final perfeito. E aí você tem um mundo de possibilidades também: perucas, lentes de contato, anéis, pulseiras, colares, argolas, figuras, pelúcias, máscaras e muito mais. O cosplay anime Tokyo Ghoul, por exemplo, tem diferentes tipos de máscara, tapa olho, mochila. Os personagens do anime Fullmetal Alchemist carregam diferentes acessórios, como um relógio de bolso, óculos, luvas, ferramentas etc. Você encontra os acessórios em lojas do mundo inteiro e pela Internet é superfácil de comprar. Mas lembre de planejar com antecedência para não ficar na mão, nem todos os fornecedores entregam em 24h ou os produtos podem estar fora de estoque. Os anime acessórios, por exemplo, se vem diretamente do Japão, podem demorar mais do que o que você gostaria.

Desfrute da experiência

E essa é a parte principal! Fazer um cosplay é uma experiência que só vale a pena se for para curtir. E tem que ser do princípio ao fim, todos os passos, desde a escolha do personagem, a pesquisa, o planejamento, a criação da roupa, a busca pelos acessórios que você não conseguir produzir e, claro, o gran finale o dia de sua estreia como um cosplayer. Na verdade, a cada nova fantasia, você se sente como em uma nova estreia. Vá aos eventos, festas, reuniões, lançamentos e viva seu personagem, interaja com os fãs e se prepare para o assédio! Você vai encantar por onde passar.