My Little Pony ou Meu Pequeno Pônei nasceu mesmo foi como Meu Querido Pônei ou My Pretty Pony, no princípio da década de 1980. Este brinquedo é um ícone da penúltima década do século XX que se converteu numa febre dos anos 2000. Voltado para crianças entre 6 e 8 anos, os pôneis encantam gerações há nada menos do que três décadas. Dos pôneis terrestres até Twilight Sparkle e Rainbow Dash muita história foi contada. De pequenos bonecos de 10cm de plástico duro até os mais adoráveis personagens animados que habitam as telas nos principais canais dedicados à infância na TV aberta ou fechada.

É mágica pura, espalhada em forma de todo tipo de produto de consumo infantil: lancheiras, roupas, sapatos, jogos, pelúcia, maquiagem, artigos de papelaria, acessórios e tudo mais que a sua imaginação conseguir alcançar. Se você tem menos de 40 anos, com certeza, você já viu esses lindos bichinhos por aí, já brincou ou já foi intimado por seu filho/a ou sobrinho/a a comprar um. Se não, prepare-se porque essa história tem asas e muito ainda para contar. Os pôneis, como seres mágicos, prometem ter vida muito mais longa do que o que foi visto até agora. Dá uma olhada nessa trajetória de sucesso da gigante americana Hasbro e vê se consegue imaginar o que tem por detrás desse arco-íris.

Os primeiros brinquedos

Os primeiros brinquedos foram criados em 1981 pela ilustradora americana Bonnie Zacherle e o escultor Charles Muenchinger e se chamava My Pretty Pony ou Meu Querido Pônei, como foi traduzido no Brasil. Os pôneis foram produzidos pela empresa Hasbro, eram de plástico duro, mas tinham orelhas e cauda flexíveis e piscavam um olho apenas, mas tiveram pouco êxito. Em 1983 surgiu a conhecida primeira geração do My Little Pony ou Meu Pequeno Pônei, com os pôneis terrestres. O sucesso fez nascer outras versões, como os pôneis marinhos e o Big Brother Poney. Daí em diante a franquia não parou de crescer e se tornar objeto de desejo de crianças de todo o mundo. Foram necessárias algumas gerações para nascerem os personagens mais famosos atualmente, como Twilight Sparkle, Rainbow Dash, princesa Celestia e Princesa Luna.

Seu êxito em vendas

A brand Hasbro é uma das três maiores fabricantes de brinquedos do mundo. A empresa é detentora de franquias como Monopoly e Transformers, além, é claro, de My Little Pony, desde 1983. As vendas de My little Pony, inicialmente como brinquedos, e depois convertidos em personagens de desenho animado e filmes, ampliaram enormemente os lucros dessa empresa. Meu pequeno pônei é uma franquia de quase quarenta anos de êxito, que se renova a cada nova geração. Twilight Sparkle, Pinkie Pie e Rainbow Dash nasceram de outros pôneis que conquistaram o coração dos pais das crianças que hoje brincam com estes encantadores bichinhos. É mágica, dirão alguns. Certamente algo de mágico haverá para manter um sucesso tão grande e ininterrupto geração após geração.

Diferentes gerações


Os pôneis americanos nasceram no princípio da década de 1980, mas suas gerações duram até hoje e seguem rendendo muita herança aos seus criadores. Ao todo são quatro gerações da franquia que envolve uma diversidade de produtos, tudo aquilo que se pode imaginar quando o tema é infância.

1983 a 1995 – 1ª geração – os primeiros que aparecerem eram Earth Pony, depois ganharam versões como pôneis pégasos, unicórnios e flutter pony. Os desenhos e cores foram variando e surgindo pôneis marinhos, Rainbow pony e Pony Friends. E não para por aí, foram muitas outras versões, inclusive em miniaturas, gigantes e comemorativas de aniversário.

1997-1999 – 2ª geração – Friendship garden. Os poneis ganham movimento de cabeça, novas poses e olhos. brilhantes. Também surgiram casas, castelos, pelúcia, roupa e até jogo para computador.

2003-2009 – 3ª geração – Ponyville. Reedição de muitos do pôneis originais e a aparição das cutie marks

2010-2020 – 4ª geração – My little Pony: Equestria Girls. Baseado na série de TV My Little Pony: a amizade é mágica, tudo gira em torno de novos personagens, Twilight Sparkle, Princesa Celestia, Spike, Pinkie Pie, Rarity, Rainbow Dash, Fluttershy e Applejack, além da vilã NightmareMoon. Um novo mundo de produtos, cores e inovações, com luzes, cores, acessórios e claro, brinquedos exclusivos.

A série de TV

Como desenho animado para a TV, Meu pequeno pônei conta com com quatro distintas gerações. Começando em 1986, a primeira geração G1 termina em 1987, tendo sido exibida no Brasil pela Rede Globo, nos programas da Xuxa. A segunda geração G2 é chamada My little Pony Tales e corresponde ao ano de 1992. A terceira geração G3 é marcada por uma série de curtas animados, exibidos de 2003 a 2009. A quarta geração G4 estreou nos Estados Unidos no ano de 2010, e sua exibição durou até o ano de 2019. No Brasil a estreia aconteceu somente em 2011 e terminou no mês de janeiro de 2020, tendo sido exibido pelo canal fechado Discovery Kids e, depois, gratuitamente pela TV Cultura. My Little Pony: Pony life corresponde à continuação da quarta ou uma possível quinta geração, derivada da quarta e da série de filmes My Little Pony: Equestria Girls, que ainda espera lançamento no Brasil.

Filmes de My Little Pony

My Little Pony movie é um produto a parte dentro dessa matriz infidável gerada pelos primeiros pôneis criados nos anos 1980. Meu querido pônei: o filme foi lançado já em 1986 e contou com vozes de grandes estrelas de Hollywood como Dany DeVito e Madeline Kahn. Nos anos 1990 não houve nenhum filme lançado. Em compensação, nos anos 2000 foram lançados cinco longas-metragens: Um Doce Natal (2005), O Passeio da Princesa e Princesa de Cristal: Em Busca do Arco-Íris (2006), My Little Pony: A Very Pony Place (2007) e A Estrela dos Desejos (2009). Na década de 2010 foram nada menos do que dez filmes: My little Pony: Equestri Girls em uma sequência de nove títulos de 2013 a 2019 para a televisão e My Little Pony: o filme, de 2017, lançado no cinema, escritos por Meghan McCarthy e dirigido por Jayson Thiessen, produzidos por Hasbro Studios, da empresa criadora do brinquedo original. Mas a saga das pony princess e seus amigos Twilight sparkle, Rainbow dash e todos os outros promete continuar em 2021, porque a magia não pode ter fim!