Muita gente nem imagina, mas o Super Homem nasce como um vilão careca, com poderes telepáticos e decidido a dominar a humanidade. Na cidade de Cleveland, Estados Unidos, dois estudantes, Joe Shuster e Jerry Siegel, criaram o personagem na Glenville High School, que frequentavam no princípio da década de 1930, para uma revista de ficção científica da escola. A criação do Superman como nós conhecemos hoje, como um super herói, ocorreu em 1933, inspirado no ator de cinema Douglas Fairbanks, enquanto Clark Kent estava inspirado em outro ator, Harold Lloyd. O disfarce do Superman foi inspirado em trajes de outros personagens de quadrinhos em ambientes espaciais e no homem forte do circo. A redefinição da história e da imagem dos personagens só vieram a ocorrer quando a DC Comics comprou os direitos do personagem e fez sua primeira publicação na Action Comics #1.

Primeiras publicações e primeiros desenhos animados

Clark Kent, Lois Lane, Lex Luthor e companhia ganham vida e conhecimento do público pela primeira vez em 1938, na forma de histórias em quadrinhos na revista Action Comics 1 de DC Comics. Foi um sucesso avassalador, que se esgotava rapidamente. No ano seguinte saiu a primeira revista com historias exclusivas do super homem. Daí por diante, o super herói conquistou todo o mundo com suas histórias, com algumas quedas e alguns suspiros e relançamentos, como a publicação da morte do homem de aço em 1992. Em 2016 DC Comics lança um Superman Flashpoint casado e com filho.
Do comic book para os desenhos animados, superman chega ao cinema nos anos 1940, em formato de 17 desenhos de cinco minutos cada. De 1966 a 1969 foram lançadas As novas aventuras de Superman e desenhos compartilhados entre Superman e Aquaman e Batman e Superman. E muitas outras versões de grandes estudios vieram na sequência, como os Superamigos de Hanna-Barbera, a Legião de Super-heróis ou a Liga da Justiça. Até um longa de animação foi lançado em 2011, Grandes Astros: Superman.

Sua evolução ao longo dos anos

Os direitos de DC Comic renderam frutos em diferentes formatos de produtos culturais e, por isso mesmo, o super homem passou por uma evolução gradativa e adaptada a cada novo meio em que ganhava vida. Ao longo dos anos, o personagem criado por Joe Shuster e Jerry Siegel para os action comics sofreu alterações que agradam a alguns e nem tanto a outros. O homem de aço vivido por Christopher Reeves ou Herny Cavill, separados por mais de três décadas, já demonstra a problemática de usar o termo “evolução” do personagem, que tinha um ar mais juvenil e colorido e ganha um estilo mais modernoso e escuro. O que dizer então de Dean Cain e a série para TV Smallville, bem diferente do que se contou no cinema, ainda que, claro, se preservem os aspectos básicos do super herói. Os tempos mudam, o superman foi se estilizando e ganhando novos parceiros, namoradas e vilões, mas isso, não se pode negar, faz parte da trajetória de êxito da sua dita evolução.

Superman na atualidade

Prestes a se tornar um centenário, desde a sua primeira aparição em 1938 em histórias em quadrinhos, o super homem garante seguir alçando vôos enquanto as novas gerações se interessarem pelos super heróis. E parece que isso não muda tão cedo, afinal, as apostas da DC Comics no homem de aço seguem altas. Na edição número 18 da HQ Superman, lançada em 2020, Clark Kent finalmente revela sua identidade secreta a sua amada Lois Lane. Já na TV, o crossover Crise nas infinitas terras foi lançado em janeiro de 2020, com a participação de vários heróis, inclusive o superman e sua versão feminina, a supergirl. E no cinema, ainda são promessas para 2023 de uma nova versão das aventuras do homem criptoniano.

Superman no cinema e nos video games

No cinema o homem de aço estrelou em quatro filmes. Em 1978 estreou como Superman- O Filme, sucesso de crítica e público. Nos anos seguintes, Clark Kent, Lois Lane e Lex Luthor reaparecem em mais três sequências: em 1980, Superman II- A Aventura Continua; em 1983, Superman III; e, um pouco mais tarde, em 1987, Superman IV – Em Busca da Paz. Quase vinte anos depois, o super herói reaparece na telona em Superman Returns, lançado em 2006.
No mundo dos video games, o jogo foi lançado já em 1979 para o console Atari 2600, inspirado no primeiro filme. Daí por diante vieram uma série de novas versões, algumas boas, outras nem tanto: para Commodore, para os fliperamas Arcade, para os console Atari, em 1992 chegou a vez do Mega Drive, com o game Superman, seguidos de Playstation, Nintendo, PSP, XBOX 360, Windows. Um dos mais famosos é, sem dúvida, o Superman 64 da Nintendo, considerado um dos clássicos para os fãs. Existe, pelo menos uma lista de 10 jogos marcantes com o Super Homem para video game.