A Marvel Comics é a gigante americana considerada a maior editora de histórias em quadrinho do mundo, afrontando, inclusive, a DC Comics, detentora do Superman. O universo Marvel reúne grandes personagens como Homem Aranha, Homem de Ferro, Capitão América, Hulk, Wolverine, Thor, Falcão, Deadpool, Homem de Ferro e tantos outros, com suas respectivas turmas, Vingadores, Defensores, X-Men, A-Force etc.
Mas o que nos interessa neste texto são os vilões da Marvel e que chegaram ao cinema. Para os fãs dos Marvel heroes, os vilões da Marvel não conseguem emplacar como seus personagens do bem, ainda que muitos tenham seus preferidinhos. Thanos, antagonista principal de Vingadores: Guerra Infinita (Avengers: Infinity War) e Vingadores: Ultimato (Avengers: Endgame), talvez, seja uma unamidade. Ou não, tem quem prefira Loki ou Erik Stevens. E para você, qual é o seu vilão favorito? Não chegou ao cinema ainda? Qual dos diabólicos dos comics Marvel seriam sucesso garantido na telona? Atenção para o alerta de spoiler, para quem não acompanhou os filmes mais recentes da Marvel.

O êxito de Thanos no cinema

Thanos é um vilão que salta dos quadrinhos e alcança um grande êxito no cinema. Quem é fã da Marvel sabe que a primeira aparição de Thanos aconteceu rapidamente na cena final, depois das letrinhas, no primeiro filme Os vingadores, de 2012. Dessa deixa, ele ressurge em Guardiões da Galáxia, em 2014, Vingadores: Era de Ultron no ano seguinte, Vingadores: Guerra Infinita (Avengers: Infinity War) em 2018 e Vingadores: Ultimato (Avengers: endgame) em 2019. Nesse último parece ser anunciado seu fim, as custas da vida do Homem de Ferro.
O chefazo dos Estudios Marvel atribui o sucesso de Thanos no cinema ao ator Josh Brolin, que, na verdade, só assumiu o papel a partir de 2014. Mas para os fãs, o sucesso do titã louco intergalático tem a ver com algumas características muito específicas desse “bom” vilão: seu poder, ele é quase indestrutível e dá boas surras nos heróis; ele até tem uma “boa” intenção, salvar o universo, manter o equilibrio, ainda que isso signifique matar metade dos seus habitantes; seu coração não é de pedra, ele é capaz de expressar sentimentos por seu planeta natal e até por sua filha.

A importância de um bom vilão

Os vilões do universo cinematográfico da Marvel são mais de 40 personagens que habitam os mais diferentes filmes. É uma odisseia conhecer cada um deles, mas quem é fã de uma boa história de super heróis sabe da importância de um bom vilão. Não é segredo para ninguém, sem os vilões, não existiriam os heróis, certo? O vilão é, na verdade, quem da sentido à vida do guerreiro(a) do bem. É uma questão de lógica, não há força, nem luta, nem aventura se não existe o anti herói. A dicotomia herói e vilão é quem faz as grandes histórias. Mas, sem dúvida nenhuma, quando o vilão é dos bons (mas não do bem), a história se torna muito mais interessante. E é por isso que, muitas vezes, eles são mais idolatrados do que os próprios protagonistas.

Vilões que não estiveram à altura

Muitos fãs do Universo Cinematográfico Marvel têm um pé atrás com seus vilões. Parece que a gigante dos quadrinhos não consegue emplacar tão bem seus antagonistas. Muita gente opina que ao transpor do Marvel Comics para o cinema, muitos vilões Marvel perdem a graça ou não alcançam as expectativas. Quem se lembra de Kaecilius o inimigo do Doutor Estranho? Ou o Caveira Vermelha em Capitão América: o primeiro vingador? E Ronan, o Acusador vilão em Guardiões da Galáxia e Capitã Marvel? E o mais novo inimigo-amigo do Homem Aranha, Mysterio? São muitos que aparecem e desaparecem, porque não convencem. Mas, é uma questão de gosto, alguns vilões Marvel, por pior que sejam, conquistam alguns corações cinéfilos.

Vilões Marvel que queremos ver no cinema

Nem todos os vilões Marvel ganharam vida em filmes ou séries. E muitos fãs dos Marvel comics ainda não se deram por vencidos e seguem desejando ver nos cinemas alguns personagens ganharem vida, como: Kang d’ Os Vingadores; Carnificina, Kraven, o caçador e Camaleão, do Homem Aranha; Surtur, o Deus do Fogo e Ego em Thor; Barão Mordo e Sr. Sinistro de X-Men.
Queremos ver muitos vilões pularem dos quadrinhos para a telona, e o Universo Cinematográfico Marvel é realmente uma caixinha de supresa, ele é mestre em criar expectativas, que muitas vezes são cumpridas, para a nossa sorte. Além disso, a pressão dos fãs conta muito na hora da decisão final dos roteiristas. Eles sabem muito bem que o sucesso dos filmes de super heróis depende muito da capacidade de convencimento dos seus vilões.