Conhecido por ser um dos jogos de cartas mais famosos do mundo, Magic the Gathering ainda segue conquistando as mais novas gerações de jogadores. Com o intuito de criar um RPG com cartas, o matemático novaiorquino em 1993 criou um dos jogos de estratégia mais completos que existe até hoje. Desde então, Magic the Gathering (MTG) ainda cativa a jovens e adultos com seus personagens, feitiços e construções de decks.

Em outras palavras, é um jogo de mesa e de estratégia por excelência, ainda mais pela sua capacidade de se reinventar a cada nova temporada. Desse modo, os amantes de ficção científica, fantasia são os mais atraídos pelo incrível mundo de Magic The Gathering. Em suma a regra principal do jogo é bem simples, terminar com o seu adversário.

A estratégia é o ponto forte de Magic The Gathering

Provavelmente umas das primeiras coisas a levar em consideração é que MTG não é um simples jogo de cartas, senão um incrível jogo de estratégia. Por essa razão é necessário ter em conta todas as mil e uma possibilidades estratégicas que o jogo pode oferecer. Assim sendo, é importante conhecer as regras para saber como atacar e contra-atacar, dependendo de como seja seu estilo de jogo.

Logo, em uma partida de MTG cada jogador dispõem de 20 pontos de vida inicialmente. Do mesmo modo que em outros jogos similares, a partida é dívida em turnos e cada um dispõe de um para poder demostrar suas habilidades.

Como funciona a mecânica das cores?

Apesar de ser um jogo de cartas, Magic The Gathering conta a história de alguns personagens e a partir daí do mundo onde as criaturas do mundo MTG coabitam. Em suma, as cartas são divididas em grupos de cores e cada um representa um tipo de elemento ou terreno.

Dessa maneira é possível encontrar cartas das cores: brancas, azuis, verdes, vermelhas e negras. Assim sendo a cor branca que corresponde a mana de planície, possui o sol como ícone já que é uma magia ligada a luz, a ordem e a proteção. Já a azul pertence a mana de ilha, como também possui suas características pessoais como a ilusão, o intelecto e o controle. Logo a cor negra se associa a mana de pântano e possui uma caveira de ícone. Finalmente estão as cores verdes e vermelhas que respectivamente reoresentam manas de floresta e montanha. Desse modo essas cores representam a natureza, a vida e harmonia, no caso da cor verde e a guerra, a fúria, o caos e a desordem no caso da cor vermelha.

Tipos de cartas e suas funções

Decerto, uma das qualidades mais interessantes desse jogo é a quantidade de elementos e opções de jogabilidade que MTG oferece. Porém, para poder desfrutar de toda a sua criatividade é importante conhecer todas as cartas de Magic e suas funções. Desse modo, em primeiro lugar estão as cartas de energia ou mana, com essas cartas é possível usar as outras cartas do jogo. Logo estariam os feitiços que são cartas não permanentes de um único uso.

Neste sentido também somam ao deck as cartas de tipo artefato, que são consideras relíquias mágicas e são cartas permanentes no jogo. Da mesma forma que as cartas do tipo artefato estão as cartas do tipo criatura que também podem atacar ou bloquear ataques. Finalmente agora estão as cartas de encantamento e mágica instantânea, a primeira é permanente e só pode ser utilizada no seu turno. Logo a de mágica instantânea de um único efeito pode ser utilizada em qualquer momento da partida.

Magic The Gathering, um fenômeno de sucesso mundial

Logo depois de seu lançamento em 1993, Magic The Gathering vem conquistando a todos os corações de todas as idades. Talvez seja pela sua maneira estratégica de jogar ou pela infinidade de detalhes, tanto da jogabilidade, como da história e também das cartas.

Ademais de todos os jogadores do mundo, MTG se converteu em um elemento da cultura pop, sendo reconhecido por qualquer pessoa que viveu a sua juventude na década de 90. Contudo, uma boa parte desse fenômeno se deu pela grande campanha de publicidade. Desse modo abrindo um grande leque para a indústria do entretenimento com um poderoso material para produção de filmes e jogos de videogame.