Um dos personagens mais icônicos da cultura pop o Batman é o exemplo de uma história de sucesso do estúdio DC Comics. Também conhecido como o homem-morcego ou cavaleiro das trevas, o Batman é um dos super-heróis mais importantes do estúdio ao lado do Super-homem.

Ele apareceu pela primeira vez em uma história em quadrinho publicada pela DC Comics na revista Detective Comics #27”. Criado pelo desenhista Bob Kane e elaborado pelo escritor Bill Finger, o Batman esteve presente na infância de muitas gerações. Nesse sentido, ainda hoje é reinventado e estrelado em filmes por atores que foram consagrados pela sua performance dando vida ao super herói na telona.

Você quer saber mais sobre como surgiu a história do Batman e como ele se transformou um fenômeno cultura do ocidente? Acompanhe este artigo porque neles vamos falar sobre como o homem-morcego conquistou o coração do grande público.

A história do personagem Batman

O Batman surgiu no meio de uma edição de uma revista de histórias em quadrinho da DC. A partir daí, uma série de sucesso surgiu com um personagem cheio de mistérios e que ficou conhecido por vários nomes. Nesse contexto, o homem-morcego tem uma história complexa e que gera bastante debate entre os seus fãs.

De acordo com a versão em quadrinhos seguindo a cronologia da Crise nas Infinitas Terras o Batman tem uma história bem definida. Tudo começa quando o jovem Bruce Wayne é testemunha do assassinato dos seus pais bem diante dos seus olhos. Esse evento desencadeou uma série de eventos que culminaram no surgimento do Batman.

Sendo assim, o Batman também foi bastante inovador pelo fato do personagem não possuir nenhum tipo de poder sobrenatural. Entretanto, por ser herdeiro de uma grande fortuna e da próspera indústria Wayne, Bruce Wayne foi capaz de usar tecnologia de ponta para combater o crime na sua cidade e eventualmente no mundo.

Os vilões do Batman também foram importantes

Isso mesmo, para falar da série Batman é impossível não falar também dos principais vilões da história. Entre eles está o famoso Coringa ou Joker, Pinguim, Duas Caras, a Mulher-Gato e o Charada. Todos eles fazem parte da trajetória do herói e tem uma importante contribuição para o desenvolvimento do caráter do personagem ao longo da série.

No cinema, o Coringa recebeu um papel de destaque depois de ser vivido pelo então ator Heath Ledger. Infelizmente o ator não chegou a ver o seu papel interpretado no cinema já que faleceu antes da estreia. Contudo, a sua atuação trouxe uma maior relevância ao personagem que acabou recebendo um filme protagonizado pelo ator Joaquim Phoenix, com excelentes críticas da mídia especializada.

Adaptações cinematográficas

A franquia do Batman teve o seu ápice mundial através do cinema. Foi na grande telona que o mundo inteiro conheceu ainda mais a história do órfão milionário que se transforma no cavaleiro das trevas.

O diretor Tim Burton foi o responsável pelas primeiras aparições de sucesso instantâneo. O filme estrelado pelo ator Michael Keaton recebeu duas sequências com o estrondoso sucesso do herói no cinema. Mas foi em meados de 2005 que Christopher Nolan consolidou o sucesso de Batman no cinema, com uma triologia eletrizante e com uma estética muito mais sombria.